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DÊ UMA DESCANSO AOS TRAVÕES
(DURANTE A RODAGEM)

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Quem se lembra daqueles autocolantes nos para-brisas traseiros " Em rodagem. Por favor, passe "? Hoje em dia, os automóveis novos dificilmente precisam de um tratamento especial, mas as novas pastilhas de travão precisam – pelo menos nos primeiros 300 km.

Fazer a rodagem das novas pastilhas de travão ajuda a melhorar o desempenho de travagem. Pode ajudar enquanto o veículo ainda está na oficina, mas o seu cliente ainda terá de assumir alguma responsabilidade para garantir que os travões funcionam como deveriam. 

1. Em rodagem. Por favor, pare.Uma adaptação perfeita entre a pastilha e a superfície do disco não acontece apenas quando se instalam pastilhas novas. Leva tempo e algumas ações específicas. O processo de rodagem (também conhecido como "polimento"), pode começar antes do cliente levantar o seu automóvel. Tudo o que tem de fazer são cerca de 20 travagens suaves e completas no automóvel – de 50 a 0 km/h – ou cerca do mesmo número de abrandamentos de 80 a 30 km/h. Isto irá iniciar o processo de rodagem, para que o seu cliente possa dar continuação, assim que lhe devolver as chaves. Esta prática é particularmente recomendada quando instalado discos de travão revestidos novos.

2. Tenha cuidado. Se as pastilhas de travão sobreaquecerem enquanto novas, pode alterar permanentemente a estrutura subjacente dos materiais de que são feitas – e não para melhor. Até que os travões estejam com um desgaste inicial homogéneo, os condutores devem evitar a travagem brusca que leva ao sobreaquecimento: seja porque estão a travar a alta velocidade, a rebocar cargas pesadas ou a conduzir em terreno íngreme.

3. Trave, trave, trave. Embora a travagem suave seja mais recomendável do que a travagem brusca, mais travão é melhor do que menos. Durante os primeiros 300 km, sempre que as pastilhas de travão entrarem em fricção com os discos, a área da superfície de contacto aumenta entre os dois, o que leva a uma melhor travagem a longo prazo. Por isso, deve lembrar aos seus clientes para travar suavemente, mas frequentemente, durante os primeiros 300 km após a instalação de novas pastilhas.

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