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TRAVÕES TRASEIROS PARA FORD C-MAX

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Travões traseiros

PASTILHAS DE TRAVÃO

pastilhas de travão: REMOÇÃO

  • Posicione o veículo no elevador.
  • Desligue o veículo e remova a chave da ignição.
  • Remova as rodas traseiras.
  • Solte o travão de estacionamento.
  • Remova o cabo do travão de estacionamento (1) e o retentor da pinça (2).
  • Utilizando uma chave com o tamanho correto, remova os parafusos de fixação (4) e liberte a pinça da secção do cubo.
  • Remova as pastilhas de travão exteriores (5) e interiores (6).

pastilhas de travão: SUBSTITUIÇÃO

  • Retraia o pistão de volta ao corpo da pinça, utilizando a ferramenta de retração do pistão do travão.
  • Instale a pastilha de travão exterior no lado da roda (sem clip de retenção).
  • Instale a pastilha de travão interior no lado do pistão (com clip de retenção).
  • Aperte a pinça do travão para montar os parafusos de fixação a um binário de 35 Nm.
  • Ajuste o curso do travão de estacionamento.
  • Purgue o sistema hidráulico (como indicado na secção "Circuito hidráulico").

discos de travão

discos de travão: REMOÇÃO

  • Posicione o veículo no elevador.
  • Desligue o veículo e remova a chave da ignição.
  • Remova as rodas traseiras.
  • Solte o travão de estacionamento.
  • Remova o cabo do travão de estacionamento e o retentor da pinça.
  • Utilizando uma chave com o tamanho correto, remova os parafusos de fixação e liberte a pinça da secção do cubo.
  • Remova as pastilhas interiores e exteriores do travão.
  • Remova o tubo de acoplamento da pinça do travão.
  • Desaperte os parafusos de fixação da pinça (7) e remova o suporte de montagem da pinça (8).
  • Remova o disco do travão (9) do cubo.

discos de travão: SUBSTITUIÇÃO

  • Certifique-se que o cubo da roda está limpo e livre de corrosão e de que a superfície do disco está limpa e suave
  • Posicione o disco do travão no cubo, deslizando-o sobre os parafusos de montagem.
  • Utilizando a ferramenta especializada correta, empurre totalmente o pistão da pinça para a pinça.
  • Instale o suporte da pinça do travão.
  • Aperte os parafusos de fixação do suporte da pinça do travão a um binário de 70 Nm.
  • Posicione a pinça no seu lugar e volte a instalar os parafusos de fixação da pinça.
  • Instale uma nova pastilha de travão exterior no lado da roda do cubo.
  • Instale uma nova pastilha de travão interior no lado do pistão da pinça.
  • Aperte os parafusos de fixação da pinça do travão a um binário de 35 Nm.
  • Aperte o tubo de acoplamento ligando-o à pinça, a um binário de 15 Nm.
  • Ajuste o curso do travão de estacionamento.
  • Purgue o sistema hidráulico (como indicado na secção "Circuito hidráulico").
brake pads removal
brake disc removal

AVISO: Ao retrair o pistão de volta ao corpo da pinça, o líquido do travão é empurrado para o reservatório. Ao mover a pinça, certifique-se que a pinça é suportada. Certifique-se de que os pontos de contacto da pastilha de travão estão limpos e sem qualquer tipo de contaminação.

CUIDADOS DE MONTAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO

AVISO: Para garantir um funcionamento correto do travão traseiro, é vital instalar as pastilhas de travão corretamente, de acordo com o diagrama abaixo. As pastilhas traseiras, caso sejam erradamente instaladas, vão provocar um desgaste irregular, ruído e mau desempenho. O motivo para tal é que a construção da pinça não permite à mola antitrepidação encaixar na extremidade exterior da ponte da pinça e, como tal, não permite à pastilha apoiar-se de forma plana contra o disco. A pastilha interior vai trepidar quando o travão não for aplicado.

brake pads assembly precautions

PRECAUÇÕES OPERACIONAIS

O líquido do travão é higroscópico e deve ser mudado em intervalos regulares. Não utilize um líquido que não esteja em conformidade com as especificações indicadas na tabela. Tenha cuidado para que o líquido não caia acidentalmente sobre peças pintadas, de borracha, plástico e mecânicas. Não utilize líquido do travão de um recipiente que se encontre aberto há muito tempo.

TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO

OPERAÇÃO DO TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ELETRÓNICO

Certos modelos podem ter sido instalados com o sistema opcional de Travão de Estacionamento Eletrónico. Este sistema inclui uma chave especial, um interruptor do pedal da embraiagem, um interruptor do pedal do travão, um mecanismo de libertação do travão de emergência e um atuador posicionado sob o compartimento da roda sobresselente. A única interface de utilizador é o comutador ou interruptor do travão de estacionamento eletrónico, que ativa o travão de estacionamento.

O bloqueio do travão de estacionamento eletrónico pode ser um de dois tipos, nomeadamente, travagem dinâmica ou travagem estática:

durante a travagem estática, a uma velocidade abaixo de 4 km/h ou com o veículo parado, a chave é lentamente puxada para cima para bloquear o travão;

durante a travagem dinâmica, a velocidades superiores a 4 km/h, a chave é puxada para cima para obter um efeito de travagem gradual.

AJUSTE

AVISO: O procedimento só é aplicável ao travão de estacionamento mecânico. Deve ser utilizada uma ferramenta de diagnóstico para o travão de estacionamento eletrónico.

Nota: Antes de ajustar um cabo novo ou reencaminhado, certifique-se de que a alavanca do travão está completamente solta e permita ao sistema adaptar-se aos quatro passos que se seguem:

  • Passo 1: Aperte a porca ajustadora a um binário de 2 Nm.
  • Passo 2: Levante a alavanca do travão de estacionamento doze posições.
  • Passo 3: Solte a alavanca do travão de estacionamento completamente para baixo.
  • Passo 4: Solte a porca e faça-a deslizar até chegar ao fim da rosca.
  • Remova a cobertura do selo de poeira da alavanca de controlo do travão de estacionamento.
  • Desative o travão de estacionamento.
  • Certifique-se de que o cabo do travão de estacionamento está corretamente encaminhado.

Nota: Não ultrapasse o binário recomendado de 2 Nm. Não rode a porca ajustadora mais de 23 voltas. O incumprimento destas recomendações pode levar a danos na cablagem.

  • Certifique-se de que a alavanca do travão de estacionamento está completamente solta e ajuste o cabo do travão através dos quatro passos que se seguem:
  • Passo 1: Insira um calibre de folga de 0,7 entre a alavanca do travão de estacionamento e o pino do conjunto da came em ambos os lados.
  • Passo 2: Com a ajuda de um novo operador, aperte a porca ajustadora até ao movimento de uma das alavancas da pinça do travão de estacionamento ficar visível.
  • Passo 3: Remova o calibre de folgas.
  • Passo 4: Rode as rodas traseiras e verifique se existe algum ponto de resistência do travão. Caso isto ocorra, desaperte a porca ajustadora do travão de estacionamento até que a rosca termine, limpe os cabos do travão de estacionamento e repita o procedimento de ajuste.
  • Instale a cobertura do selo de poeira da alavanca de controlo do travão de estacionamento.
Actuator

CIRCUITO HIDRÁULICO

PURGA

Aviso: Durante a purga, abasteça o reservatório com líquido do travão novo e limpo

  • Ligue o tubo de purga ao parafuso de purga.
  • Certifique-se de que a extremidade do tubo está posicionada num reservatório de recolha que contém uma pequena quantidade de líquido do travão.
  • Posicione o fundo do copo a, pelo menos, 300 mm acima do parafuso de purga.
  • Solte o parafuso de purga cerca de meia volta.
  • O melhor local para iniciar a purga do travão é o mais afastado do cilindro principal. É recomendado um dispositivo de purga por pressão.
  • Encha o reservatório com líquido do travão até à marca Max.
  • Continue a pressionar o pedal do travão até que esteja a ser bombeado líquido do travão limpo e livre de ar para o reservatório de recolha.
  • Quando a purga por pressão estiver concluída e o ar estiver fora do sistema, aperte o parafuso de purga.
  • Aplique a pressão ao travão através do pedal de travão e verifique quanto a fugas.

Aviso: Certifique-se de que o parafuso de purga está apertado e a tampa de poeira é substituída para prevenir a corrosão.

  • Repita o mesmo procedimento para as outras linhas de travagem.
LÍQUIDO DO TRAVÃO
Produto DOT4
Intervalos de manutenção Mude e purgue a cada 2 anos
Verifique o nível a cada 20.000 km/1 ano
Verificação visual quanto a fugas ou corrosão a cada 20.000 km/1 ano

 

 

LÍQUIDO DO TRAVÃO DOT4
FBX050 500 ml
FBX100 1 l
FBX500 5 l
FBX2000 20 l

 

 

NÚMEROS DE REFERÊNCIA DA FERODO

 

Pastilhas de travão FDB1931

 

 

Discos de travão Jantes de 15" e 16" Jantes de 17"
N.º de peça da série DDF1226 DDF1227
Diâmetro (mm) 265,0 280,0
Espessura (mm) 11,0 11,0
Espessura mín. (mm) 9,0 9,0

Nota:
Para além do Ford C-Max, este tipo de pinças ATE também são montadas em algumas versões de:

  • Ford Focus II/Tourneo Connect/Transit Connect
  • Mazda 3/5
  • VOLVO C30/S40/V50

 

 

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