Select Language

O controlo sobre o sistema de aviso dos travões é seu

Download PDF

ferodo-support-techtips-warning-icon-2016

A. SISTEMA DE AVISO DOS TRAVÕES

Em geral, a luz do tablier que indica um problema com o sistema de travões tem uma cor de aviso vermelho (consoante o modelo do veículo) para indicar que existe um risco imediato que pode eventualmente comprometer a segurança geral do veículo. Nunca deve ser ignorada.

Existem várias razões pelas quais a luz de aviso do sistema de travagem pode acender-se. De acordo com o inquérito abaixo mencionado, quase metade das pessoas que circulam na estrada não reconhecem o risco e, consequentemente, não reagem da forma adequada.

MUITOS CONDUTORES NÃO SABEM IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS LUZES DE AVISO

De acordo com um inquérito recente junto de 2000 condutores a quem foi pedido para identificarem 10 luzes comuns do tablier, quase metade foi incapaz de identificar a razão pela qual a luz do sistema de travagem ou da pressão dos pneus do carro se acende. Surpreendentemente, 17% dos inquiridos nem sabia o que representava a luz da reserva de combustível.

OS RESULTADOS DO INQUÉRITO*:

highlight_visu1

Aviso de pressão dos pneus 49%

highlight_visu2

Controlo de cruzeiro ativado  42%

highlight_visu4

Aviso do sistema de travões 46%

highlight_visu3

Luzes de nevoeiro acesas   40%

*Percentagem de 2000 inquiridos que não conseguiram identificaram a luz de aviso em questão.

B. CAUSAS MAIS FREQUENTES DE UMA LUZ DE AVISO DO SISTEMA DE TRAVAGEM

NÍVEL DO LÍQUIDO DO TRAVÃO ABAIXO DO MÍNIMO

ferodo-support-techtips-warning-visu2-2016
RISCO
  • Isto aumenta o risco de bloqueio por vapor.
O QUE FAZER?

ESPESSURA DA PASTILHA DE TRAVÃO ABAIXO DO MÍNIMO

ferodo-support-techtips-warning-visu-2016
RISCO

Pode levar gradualmente a um contacto da subcapa da pastilha de travão com o disco do travão e, eventualmente - no pior dos casos - a um contacto da placa de apoio com o disco do travão.

O QUE FAZER?

Verifique a espessura da pastilha de travão e substitua, se necessário, nos seguintes casos:

  • Ruído elevado ao aplicar pressão nos travões
  • Danos graves na superfície do disco do travão, causados pelo contacto entre placa de apoio em aço no disco do travão de ferro fundido
  • O veículo tende para um lado devido a um efeito de travagem desequilibrada em ambos os lados de um eixo

LEITURA FALSA DEVIDO A UM PROBLEMA NUMA SECÇÃO DO SISTEMA DE TRAVAGEM (POR EX.: ABS)

ferodo-support-techtips-warning-icon2-2016
RISCO

Um anel de ABS corroído ou partido pode causar um sinal falso no eixo de transmissão ou no rolamento das rodas. Em caso de corrosão por baixo dos pontos de montagem do sensor, o sensor pode ser empurrado para perto do anel de ABS e produzir uma leitura falsa para o módulo do ABS.

O QUE FAZER?

Verifique todo o sistema de ABS e substitua os anéis corroídos ou partidos sempre que necessário.

FALSO ALARME CAUSADO POR UM SISTEMA DE AVISO DOS TRAVÕES DEMASIADO SENSÍVEL

RISCO

A luz de aviso do tablier continua intermitente, mesmo após a substituição das pastilhas e dos respetivos sensores de desgaste.

O QUE FAZER?
  1. Carregue várias vezes no pedal do travão para garantir o contacto entre as pastilhas de travão e os discos de travão.
  2. Desligue o tablier por alguns segundos.
  3. Volte a ligar o tablier e verifique se a luz continua acesa.

Se a luz de aviso do travão continuar acesa, procure assistência e aconselhamento especializado.

Este tipo de falso alarme pode ser comum em certos tipos de marcas e modelos, veja estes modelos online em www.ferodo.com. Se surgirem mais problemas frequentes com uma determinada marca e modelo, informe-nos.

 

IMPORTANTE: alguns modelos têm um indicador de desgaste de "nível duplo", 70 e 100%.

Dicas técnicas relacionadas
{{lede.date | date:'dd-MMM-yyyy'}}{{lede.tags.length > 0 && lede.date ? ' | ' : ''}}{{lede.tags.join(', ')}}
carregando...