Select Language

O controlo sobre a folga de funcionamento é seu

Download PDF

                    Testes regulares   -   Ajuste dos travões   -   Folga de funcionamento recomendada


Obter a folga de funcionamento ideal entre o disco e a pastilha de travão irá ajudar a evitar o sobreaquecimento.

Os travões podem sobreaquecer por variadas razões. Um dos problemas mais comuns, e mais facilmente resolvido, é a definição incorreta da folga de funcionamento entre o disco e a pastilha de travão. Isto pode levar aos problemas que se seguem:

  • Quando a folga é definida como demasiado elevada, é provável que isso resulte num mau desempenho do travão, visto que a pastilha não chega completamente ao disco, não obtendo total fricção.
  • Quando a folga é definida como demasiado pequena, a pastilha de travão e o disco entram em contacto, provocando fricção e sobreaquecendo o sistema de travagem, resultando num mau desempenho do travão, trepidação do travão, ruído e até danos permanentes ao disco.

TESTES REGULARES DE FOLGA DE FUNCIONAMENTO

Recomendamos que verifique a folga de funcionamento regularmente, já que esta aumenta progressivamente à medida que os discos e as pastilhas se desgastam. Todos os travões de disco a ar estão equipados com um ajustador automático que se ajusta automaticamente durante as aplicações do travão para se adaptar ao desgaste do disco e da pastilha de travão. Contudo, devem ser verificados regularmente para garantir que estão a manter um curso adequado da haste.

Assim que o ajustador tenha sido corretamente instalado, os ajustadores automáticos não deverão necessitar de um ajuste manual. Devem ser verificados regularmente por um mecânico a cada mudança da pastilha de travão ou se o travão ficar quente. Se descobrir que um ajustador automático possui um curso superior ao máximo permitido, este é habitualmente um indicador de que há outros problemas nos travões que devem ser resolvidos.

Segue-se o procedimento de ajuste do travão

  • Certifique-se de que os travões estão desengatados e de que o veículo está bloqueado, de modo a garantir que este não se move.

  • Remova a roda.

  • Pressione o conjunto da pinça no interior dos seus pinos de guia. Pressione a pastilha interior para fora das alavancas e verifique a placa de apoio da pastilha interior e das alavancas.

  • Verifique a folga com um calibre de folgas entre a placa de apoio da pastilha interior e as alavancas, esta deve estar dentro do intervalo descrito na tabela abaixo.

  • Se a folga for inferior ou superior ao valor correto apresentado na tabela abaixo, continue o procedimento da seguinte forma.

  • Configure a folga de funcionamento para 2 mm.

  • Aplique os travões 50 vezes.

  • Volte a verificar a folga com um calibre de folgas, esta deve estar dentro do intervalo descrito na tabela abaixo.

  • Se a folga de funcionamento continuar inferior ou superior ao valor correto apresentado na tabela abaixo, terá de substituir ou todo o travão ou apenas o corpo, segundo os manuais do fabricante dos travões.

FOLGAS DE FUNCIONAMENTO RECOMENDADAS POR SISTEMA DE TRAVAGEM

Fabricante Tipo Folga de funcionamento (mm)
KNORR-BREMSE SN5000 0,6 - 1,1
  SB6000 0,6 - 1,0
  SN7000 0,6 - 1,1
  SN7000 para Scania 0,5 - 1,0
  SK7000 0,6 - 1,0
ARVINMERITOR D-Elsa1 0,5 - 0,7
  D3 0,6 - 0,8
  D-Elsa2 0,6 - 0,8
HALDEX DB19 com placa de impulso de 10 mm 0,6 - 0,9
  DB19 com placa de impulso de 6 mm 0,8 - 1,2
  DB22LT 0,6 - 1,2
  DB22 com placa de impulso de 10 mm 0,6 - 0,9
  DB22 com placa de impulso de 6 mm 0,8 - 1,2
WABCO PAN17 0,6 - 0,9
Dicas técnicas relacionadas
{{lede.date | date:'dd-MMM-yyyy'}}{{lede.tags.length > 0 && lede.date ? ' | ' : ''}}{{lede.tags.join(', ')}}
carregando...