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COMO USAR MASSAS E OUTROS LUBRIFICANTES

 MASSA LUBRIFICANTE é um TERMO tão mal compreendidO

Para alguns, qualquer produto químico que aumente a lubricidade é uma “massa lubrificante”. Na verdade, a massa representa apenas uma das várias famílias de produtos formulados para proteger peças e superfícies específicas. Existem muitos tipos de massas lubrificantes, alguns dos quais não são compatíveis entre si.

O mesmo vale para os lubrificantes, que podem variar de óleo a lubrificantes penetrantes e lubrificantes secos.

A maneira mais fácil de distinguir entre uma massa e um lubrificante é na espessura do material. As massas lubrificantes são compostos semi-sólidos desenvolvidos para aderir a uma superfície enquanto fornecem lubrificação em movimento. As próprias massas são pegajosas, assim atraem e retêm contaminantes quando usadas em ambientes sujos.


Os lubrificantes são líquidos de baixa viscosidade, fluxo livre e muitas vezes pulverizáveis que fornecem uma fina camada de proteção. Eles são menos propensos a atrair e reter sujidade e outros contaminantes. 

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 PREVENINDO OU CORRIGINDO O RUÍDO DO TRAVÃO

O ruído, ou “chiar de travão”, é a principal causa de reclamações dos consumidores quando se trata de sistemas de travagem dos seus veículos. Em veículos de passageiros modernos, o chiar do travão pode significar uma de duas coisas: ou o indicador de desgaste do travão está sinalizando que é altura de montar novas pastilhas de travão ou há outra fonte de vibração de alta frequência – que os humanos percebem como um chiar – nalgum lugar do rolamento da roda.

Resolver o primeiro problema é relativamente fácil. Veja como diagnosticar o segundo e usar massa/lubrificantes corretamente para corrigir o problema:

A maioria das queixas do chiar do travão pode ser atribuída à interface entre as pinças, pastilhas e discos de travão. Discos de travão corroídos podem ser uma causa, caso em que os discos devem ser retificados ou substituídos.

Outro problema comum é uma ou mais pinças e as suas pastilhas de travão não retraíram adequadamente quando o pedal do travão é solto. Isso pode causar sobre aquecimento da pastilha de travão e um fenómeno conhecido como “vidrado”, onde a superfície do material da pastilha cristaliza. Também pode danificar o disco de travão.

Além do chiar do travão, uma pinça presa muitas vezes pode criar vibração no pedal do travão e no volante. Se não for corrigido, não só desgastará as pastilhas e o disco do travão, mas também vai aumentar o consumo de combustível, pois o motor e/ou motor(es) elétrico(s) precisará(ão) trabalhar mais para manter a velocidade desejada.

Para corrigir uma pinça presa, primeiro remova as pastilhas de travão e, em seguida, use uma escova de aço para limpar completamente a poeira e os detritos da pinça. Um limpador de travão pulverizável também pode ser usado.

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Em muitos casos, descobrirá que os suportes da pinça e os canais de deslizamento  ficaram endurecidos com sujidade, ferrugem ou outros contaminantes que impedem que as pastilhas de travão deslizem adequadamente para frente e para trás quando o pedal é aplicado/solto. Uma limpeza completa, seguida do uso de um protetor de corrosão Alu-Zinc, deve resolver esse problema. Também é uma boa ideia aplicar lubrificante de silicone em qualquer ponto de fricção de metal com borracha na pinça, como entre os pinos-guia e os respetivos encaixes de borracha.

Nota importante: NÃO use massa lubrificante nas superfícies da pinça, pois vai atrair mais sujidade, pó, areia e outros contaminantes. 

 USO ADEQUADO DE MASSA LUBRIFICANTE NAS PASTILHAS DE TRAVÃO 

Após a limpeza / manutenção da pinça, é hora de reinstalar as pastilhas de travão existentes, se não estiverem danificadas, ou instalar novas pastilhas.

A melhor prática para a instalação de pastilhas é aplicar uma pequena quantidade de massa de travão, como a da FERODO, apenas nos pontos de atrito metal-metal na parte de trás das pastilhas. NÃO permita que nenhuma massa lubrificante entre em contato com o material de fricção das pastilhas, pois isso contaminará a sua superfície. 

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 LEMBRETES RÁPIDOS

  • Ao limpar pinças, discos e outros componentes, use apenas sprays/líquidos de limpeza formulados especificamente para esta finalidade, de um fornecedor confiável.
  • Siga as recomendações do fabricante para uso de massa e lubrificantes em spray nos componentes do travão. Não permita que a massa lubrificante entre em contato com a frente (material de fricção) das pastilhas de travão.
  • As massas lubrificantes não são todas iguais e/ou intercambiáveis. Use massa de travão FERODO para garantir os melhores resultados.

Recomendamos NÃO usar massa lubrificante à base de cobre por questões ambientais. Pela nossa experiência com garantias, também temos observado que a massa lubrificante à base de cobre, com o tempo, pode converter-se numa pequena crosta dura que ao interpor-se entre os sensores ABS, pode levar a mensagens de erro no painel.

 

O conteúdo deste artigo é apenas para fins informativos e não deve ser usado como alternativa a um aconselhamento profissional de um técnico ou mecânico certificado. Recomendamos que consulte um técnico ou mecânico certificado se tiver dúvidas ou preocupações específicas relacionadas com qualquer um dos tópicos abordados neste documento. Sob nenhuma circunstância seremos responsáveis por qualquer perda ou dano causado pela sua confiança em qualquer conteúdo.

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