Select Language

Guia de instalação: pastilhas de travão direcionais

As pastilhas de travão direcionais são relativamente novas no mercado. Desenvolvido por fabricantes de automóveis como uma forma de controlar e reduzir o ruído, as vibrações e aspereza, as pastilhas de travão direcionais utilizam um design assimétrico para que a pastilha de travão toque no disco do travão num ângulo.

O ângulo é criado com um corte crescente ou com chanfro. O resultado de ambos os métodos é um sistema de travagem mais silencioso, mas com um desempenho idêntico ao da pastilha de travão de série. Leia mais sobre travões direcionais aqui:

Descarregar PDF

Em primeiro lugar, qual é a diferença entre as pastilhas de travão direcionais com corte crescente e as com chanfro?

Pastilhas de travão direcionais com chanfro

As pastilhas de travão direcionais com chanfro utilizam um chanfro, uma superfície transicional entre duas extremidades afiadas na superfície de fricção. O chanfro impede que a extremidade inicial da pastilha de travão levante do disco do travão, o que leva a um desgaste uniforme da pastilha e reduz o ruído. 

Ao instalar as pastilhas de travão com chanfro, siga as setas direcionais nas pastilhas. Se não existirem setas e só existir um chanfro, instale a pastilha de travão de forma a que o chanfro funcione como extremidade inicial, onde a pastilha entra em contacto com o disco do travão em primeiro lugar. Se existir um chanfro em ambas as extremidades, a extremidade com a maior área de chanfro deve ser instalada como extremidade inicial, onde a pastilha entre em contacto com o disco do travão em primeiro lugar.

Pastilhas de travão direcionais com corte crescente

As pastilhas de travão direcionais com corte crescente cortam uma forma crescente da chapa de redução na placa de apoio. Uma chapa de travão é uma unidade de amortecimento fixada à traseira da pastilha de travão. Esta reduz e amortece as vibrações na pastilha de travão e atua como uma barreira térmica que garante temperaturas homogéneas ao longo da pastilha para uma travagem mais consistente. O corte ao longo do pistão empurra a pastilha de travão num determinado ângulo, reduzindo o ruído e induzindo um desgaste uniforme da pastilha.

Ao instalar as pastilhas de travão direcionais com corte crescente, siga as setas direcionais nas pastilhas. Se não existirem setas, instale a pastilha de travão de forma a que o corte crescente funcione como a extremidade inicial da pastilha, funcionando horizontalmente ao longo do disco do travão. Se a pastilha for instalada na direção oposta, irá obter muitos ruídos agudos de chiar vindos dos travões.

Como instalar travões direcionais

 

Agora que reparou num problema com os seus travões, ou se pretender melhorar os seus travões, está na hora de mudar as suas pastilhas de travão. Mas sabe o que precisa e como o instalar?

1. Prepare tudo o que precisa

Antes de iniciar, certifique-se de que tem todas as ferramentas, peças de substituição e materiais para a tarefa.
Isto vai provavelmente incluir:

Ferramentas:

  • Chave de parafusos 4 em 1
  • Grampos em C
  • Berbequim sem fios
  • Panos
  • Conjunto de chaves
  • Escova de arame

Peças de substituição:

  • Pastilhas de travão direcionais
  • Discos
  • Molas antitrepidação

Materiais:

  • Tubagem de vinil de 1/4"
  • Produto de limpeza de travões em aerossol
  • Fixador de roscas azul ou vermelho
  • Jarro de vidro
  • Fio de arame
  • Antigripagem com níquel
  • Discos de polimento
  • Massa lubrificante sintética e de alta temperatura para travão
  • Pulverizador penetrante contra corrosão

2. Remova a roda

É sempre uma boa ideia trabalhar um lado de cada vez. Isto vai dar-lhe uma referência clara das posições exatas de todos os grampos, molas e outros componentes.

A primeira tarefa é soltar as porcas da roda enquanto o pneu está no chão. Em seguida, eleve um lado do automóvel, utilizando um macaco sob o motor por motivo de segurança adicional. Remova a roda completamente.

3. Desaparafuse e remova a pinça

Solte os parafusos de fixação da pinça e o parafuso de purga da pinça. Volte a colocar levemente sobre a sede o parafuso de purga da pinça.

Eleve a pinça para fora do disco e coloque-a na parte superior do suporte da pinça.

4. Retraia o pistão

Ligue uma extremidade do tubo de drenagem ao parafuso de purga e coloque uma extremidade no jarro de vidro. Abra o dispositivo de purga e force o pistão da pinça de volta ao orifício para que o líquido possa sair. Quando tal estiver concluído, aperte o dispositivo de purga e desligue o tubo de drenagem. Fixe a pinça à mola helicoidal ou suporte utilizando um fio de arame para que não fique pendurada enquanto trabalha no travão.

Remova o suporte da pinça, tomando nota se os parafusos do suporte da pinça estavam revestidos com um fixador de roscas azul ou vermelho, dado que vai ser necessário aplicar novamente sobre as roscas com o mesmo tipo de fixador quando instalar novamente os parafusos de suporte da pinça.

5. Remova o disco

Remova o parafuso de fixação do disco. Esta tarefa costuma ser difícil, portanto, deixe o pulverizador penetrante contra corrosão ser absorvido durante pelo menos 15 minutos antes de o remover. Quando o parafuso tiver sido removido, puxe o disco para fora do cubo.

6. A limpeza é importante

Procedimentos de instalação ou de limpeza inadequados são diretamente responsáveis pelas reclamações habituais de travões, incluindo ruído e vibrações. Uma limpeza e instalação adequada significa:

  • Limpeza de toda a corrosão do suporte da pinça;
  • Utilizar o produto de limpeza de travões em aerossol sobre os parafusos da pinça e verificar quanto a corrosão (substituir em caso de corrosão);
  • Substituir as molas antitrepidação e quaisquer outros componentes do travão desgastados;
  • Aplicar massa lubrificante aos parafusos e instalar novos foles de borracha;
  • Remover toda a ferrugem e detritos do cubo da roda, sendo que utilizar um disco de polimento num berbequim torna esta tarefa mais fácil;
  • Limpar os novos discos e pulverizar com o produto de limpeza de travões em aerossol como medida preventiva. É recomendado lavar em água ensaboada e com uma escova resistente e secar completamente.

7. Nova montagem

Chegou o momento de montar novamente o seu travão. Deslize o disco sobre o cubo, alinhe o orifício do parafuso de retenção do disco com o orifício roscado no cubo. Aperte o parafuso (consulte o seu manual do utilizador para obter as especificações), aplique o fixador de roscas correto aos parafusos do suporte da pinça e instale novamente o suporte da pinça.

Aplique uma camada fina de massa lubrificante de travão à traseira das chapas de redução de ruído e deslize-as para o seu lugar – consulte os detalhes acima, quanto às pastilhas de travão chanfradas e de corte crescente – e instale as molas. Instale novamente a pinça.

8. Tarefas finais

Para terminar a instalação, baixe o automóvel até que o pneu toque no solo. Defina o binário da sua chave para metade do binário especificado (consulte o seu manual do utilizador) e aperte as porcas da roda em formato de estrela. Defina a chave para o binário completo e aperte as porcas da roda no mesmo formato de estrela. Baixe o seu automóvel e remova o macaco.

Agora repita com o outro travão no mesmo eixo. É recomendado substituir sempre ao mesmo tempo as pastilhas de travão para as rodas no mesmo eixo.

Os testes também são importantes. Com o motor desligado, pressione o pedal do travão várias vezes até obter uma sensação de firmeza. Em seguida, efetue um test drive – a baixa velocidade – para garantir que as pastilhas de travão funcionam. Por fim, verifique no seu manual do proprietário para consultar se existem formas específicas de estrear as novas pastilhas de travão do seu automóvel.

Pastilhas de travão direcionais da Ferodo

Para obter mais informações sobre a instalação de pastilhas de travão direcionais, transfira o guia de instalação da pastilha de travão direcional da Ferodo.

 

Os conteúdos deste artigo destinam-se apenas a propósitos informativos e de entretenimento e não devem ser utilizados como uma alternativa a obter aconselhamento profissional de um técnico ou mecânico certificado. Encorajamos a consulta de um mecânico ou técnico certificado caso tenha perguntas ou dúvidas específicas relativamente a qualquer um dos tópicos aqui abrangidos. Em nenhuma circunstância seremos responsáveis por qualquer perda ou danos provocada pela sua dependência de quaisquer conteúdos.

Compartilhar
Testes relacionados
{{lede.date | date:'dd-MMM-yyyy'}}{{lede.tags.length > 0 && lede.date ? ' | ' : ''}}{{lede.tags.join(', ')}}
carregando...