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TRAVÕES DIANTEIROS PARA ALFA ROMEO MITO

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TRAVÕES DIANTEIROS

Travão de disco ventilado, com pinça flutuante e cilindro de comando.

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PASTILHAS DE TRAVÃO

Pastilhas de travão: REMOÇÃO

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  • Posicione o veículo no elevador.
  • Remova as rodas dianteiras. (Nota: O sensor de desgaste da pastilha de travão é apenas instalado na pinça do travão dianteira esquerda.)
  • Desligue o conector elétrico (1) do sensor de desgaste da pastilha de travão e liberte a cablagem do clip de retenção do meio.
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  • Solte o parafuso de fixação inferior (2) entre o suporte e a pinça do travão dianteira.
  • Rode a pinça do travão dianteira e fixe-a no devido lugar.
  • Elimine quaisquer resíduos de cola presentes sob abas do lado inferior e no pistão da pinça.
  • Remova as pastilhas de travão dianteiras (3) do suporte.
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  • Remova os clipes deslizantes (4) do suporte da pinça do travão.

AVISO: Ao retrair o pistão para dentro do corpo da pinça, o líquido do travão é empurrado para o reservatório. Ao retrair a pinça, certifique-se de que o pistão da pinça é suportado. Certifique-se de que os pontos de contacto da pastilha de travão estão limpos e sem qualquer tipo de contaminação. Travão de disco ventilado, com pinça flutuante e cilindro de comando.

PASTILHAS DE TRAVÃO: MONTAGEM

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  • Limpe o suporte da pinça antes de instalar os clipes deslizantes da pastilha.
  • Posicione os clipes deslizantes no interior das sedes dos suportes.
  • Coloque as pastilhas de travões dianteiras no interior das respetivas sedes, tendo o cuidado de posicionar a pastilha corretamente, na lateral do pistão do veículo. Esta pastilha está identificada por rebites (1) paralelos às abas de bloqueio (2).
  • Coloque as pastilhas de travões dianteiras no interior das respetivas sedes, tendo o cuidado de posicionar a pastilha corretamente no lado de reação do veículo, identificado com rebites (3), em ângulos retos com as abas de bloqueio (4).
  • Remova qualquer proteção de película de dupla face do lado traseiro da pastilha de travão.
  • Posicione a pinça do travão dianteiro no interior da respetiva sede e aperte um novo parafuso a um binário de 27 ÷ 30 Nm.
  • Ligue o conector elétrico do sensor de desgaste da pastilha de travão e monte a cablagem no devido lugar com o clip de retenção do meio.

discos de travão: REMOÇÃO

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  • Posicione o veículo no elevador.
  • Remova as rodas dianteiras.

Nota:
O sensor de desgaste da pastilha de travão é apenas instalado na pinça do travão dianteira esquerda.

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  • Desligue o conector elétrico do sensor de desgaste da pastilha de travão e liberte a cablagem do clip de retenção do meio
  • Solte os parafusos (5) e remova a pinça do travão dianteira (6).
  • Solte os parafusos de fixação da base e remova a pinça do travão dianteira.
  • Solte os parafusos (7) e remova o disco do travão dianteiro (8).

discos de travão: MONTAGEM

  • Reposicione o disco do travão dianteiro na sua sede e aperte os parafusos a um binário de 10 ÷ 15 Nm.
  • Coloque a pinça do travão dianteiro na sua sede e aperte os parafusos, seguindo a sequência correta, (começando com um binário de 15 Nm e, em seguida, apertando a um binário de 27 ÷ 30 Nm, começando com o parafuso superior).
  • Ligue o conector elétrico do sensor de desgaste da pastilha de travão e monte a cablagem correspondente no seu lugar.

PRECAUÇÕES OPERACIONAIS

O líquido do travão é higroscópico e deve ser mudado em intervalos regulares. Não utilize um líquido que não esteja em conformidade com as especificações indicadas na tabela. Tenha cuidado para que o líquido não caia acidentalmente sobre peças pintadas, de borracha, plástico e mecânicas.

TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO

O controlo mecânico do travão de mão consiste numa alavanca (1), posicionada entre os dois assentos dianteiros, que opera um balancim com duas barras de ligação (2) flexíveis ligadas às alavancas do travão de estacionamento nos travões traseiros.

 

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AJUSTE

Nota: O travão de estacionamento deve ser ajustado após a substituição das pastilhas de travão traseiras ou do cabo completo, dado que a folga de desgaste é automaticamente fechada.

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  • Verifique em primeiro lugar se a alavanca que sai da pinça está junto ao batente e ajuste posteriormente o cabo.
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  • Aplique uma posição ao travão de estacionamento e verifique se a alavanca se afastou dos batentes e a folga é a mesma em ambas as pinças.
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Nota:
A alavanca da pinça deve estar sempre parada antes do pistão ser retraído aquando da instalação das pastilhas.
Caso contrário, o travão de estacionamento não vai funcionar corretamente.

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  • Marque a posição da porca ajustadora (3) e, em seguida, solte-a 2 ou 3 voltas, para garantir que o cabo é totalmente solto.
  • Arranque o motor e utilize vigorosamente o pedal do travão, pelo menos, 10 vezes.
  • Puxe a alavanca do travão de mão para cima até ouvir o quinto clique da secção dentada.
  • Aperte a porca ajustadora na alavanca do travão de mão até o travão das rodas traseiras estar aplicado.
  • Certifique-se de que, com a alavanca do travão de mão na posição de repouso, as rodas traseiras rodam livremente.
  • Desligue o motor.

CIRCUITO HIDRÁULICO

ENCHIMENTO E PURGA

  • Posicione o veículo no elevador.
  • Certifique-se de que o nível de líquido da embraiagem do travão se encontra entra as marcas MIN e MAX.
  • Remova a tampa do reservatório de líquido da embraiagem do travão e ligue uma ferramenta adequada ao reservatório.

Para impedir a entrada de impurezas no reservatório de líquido da embraiagem do travão, antes de soltar a tampa, deve limpar minuciosamente a tampa e a superfície do reservatório à volta do mesmo.

  • Remover a tampa de proteção.
  • Ligue o dispositivo de recuperação e abra a válvula de purga para a pinça do travão.

Para garantir a purga completa do sistema de travagem, a sobrepressão da operação de purga deve ser definida para 1,0 bar.

  • Abra lentamente a válvula de purga e aguarde que todo o ar no interior do sistema hidráulico seja evacuado.
  • Todas as purgas dos travões devem ser realizadas numa ordem definida, começando pela pinça do travão mais afastada do cilindro principal.
  • Quando as operações de purga forem concluídas, efetue um teste de estrada no qual ocorra pelo menos uma instância de travagem ABS.

 

LÍQUIDO DO TRAVÃO
Produto: DOT4 SAE J1703
Capacidade: 1,0 litro
Intervalos
de manutenção:
Substituição e purga de 2 em 2 anos

 

 

LÍQUIDO DO TRAVÃO DOT4
FBX050 500 ml ferodo-product-racing-fluids-dot4-2016
FBX100 1 l
FBX500 5 l
FBX2000 20 l

 

 

NÚMEROS DE REFERÊNCIA DA FERODO

 

Pastilhas de travão FDB1468

 

 

Pinça do travão Bosch
Pastilhas de travão FDB1468
Comprimento (mm) 151,0
Altura (mm) 57,3
Espessura (mm)* 18,4
Espessura mínima (mm)* 8,0
discos de travão DDF762
Tipo Ventilado
Diâmetro (mm) 257,0
Espessura (mm) 22,0
Espessura mín. (mm) 20,2

* Apoio incluído

 

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