Skip Navigation

Select Language

A Eco-friction™ oferece-lhe uma travagem mais ecológica

file

A Ferodo®desenvolveu uma gama de formulações de pastilhas de travão com pouco ou nenhum cobre utilizando um novo processo de impressões digitais tribológicas. À medida que as empresas em todo o mundo trabalham para apresentar materiais alternativos à frente dos prazos legais, o Eco-Friction™ da Ferodo já está a obter resultados excelentes.

O cobre é um ingrediente-chave em formulações de pastilhas de travão de alto desempenho, limitando o desgaste do disco e das pastilhas, o ruído e a trepidação, contribuindo para a estabilidade de fricção. O metal compõe de 5 a 20 por cento da massa do material de fricção em formulações com pouco aço e orgânicas sem amianto (NAO) utilizadas na América do Norte, na Ásia e na Europa. A presença de cobre em pastilhas de travão, contudo, será regulada e poderá eventualmente ser eliminada devido a preocupações relativas ao seu impacto ambiental.

O processo de impressões digitais tribológicas da Ferodo®permitiu às suas equipas de I&D desenvolver conjuntos de dados para cada uma das matérias-primas que compõem uma pastilha de travão. Com base neste conhecimento, a empresa examinou 1.500 matérias-primas e identificou materiais alternativos com o mesmo padrão de fricção e desgaste na mesma gama de temperaturas.

O desenvolvimento destes conjuntos de dados abrangentes significa que a Ferodo®pode criar materiais de desempenho superior com menores tempos de desenvolvimento. A empresa pode agora substituir um material com uma funcionalidade muito elevada, como o cobre, num tempo consideravelmente inferior ao dos concorrentes.

Não existe apenas um material que possa substituir o cobre. As pastilhas de travão são uma formulação de 20 a 30 materiais diferentes, cada um com funções diferentes. A gama Eco-Friction™ da Ferodo utiliza uma variedade de sulfuretos metálicos, minerais, abrasivos, fibras, partículas de cerâmica e tipos de grafite para obter as mesmas características de fricção e desgaste que as pastilhas com cobre.

A legislação em determinados estados dos EUA exige a supressão progressiva do cobre das pastilhas de travão, limitando inicialmente o teor de cobre para menos de 5% do peso total das pastilhas e exigindo eventualmente níveis inferiores a 0,5%. Os fabricantes de veículos estão atualmente a especificar os sistemas de travagem com os níveis regulados de cobre, produzindo uma formulação alternativa no padrão para veículos no futuro em muitos mercados. A Ferodo® já garantiu novos contratos de clientes para baixo teor de cobre e zero cobre nas pastilhas de travão Eco-Friction™ para plataformas de veículos na América do norte e Europa.

Artigos relacionados
carregando...